Como fazer a aproximação da igreja com os jovens cristãos? Muitos podem dar essa responsabilidade à família, outros até avaliam que deve ser algo genuíno do próprio coração deles, ou seja, por livre iniciativa. Mas a realidade é que é papel da igreja, sim, buscar a ovelha perdida e curar os enfermos. Afinal, como diz Jesus, “não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes” (Mateus 9:12).
Então, é cômodo esperar que a família cumpra esse papel ou que o próprio jovem, diante de uma fase tão cheia de descobertas, olhe para Cristo e veja nEle, sem nenhuma dúvida ou questionamento, a solução para as angústias da sua idade e o saciamento dos seus desejos. É preciso, pelo bem do Reino de Deus, que a igreja tenha voz ativa nesse processo de amadurecimento espiritual.
E qual a melhor forma de fazer isso? Certamente que é ir atrás desses jovens! Mesmo para os que já têm uma vida na igreja, estar próximo a eles permite que vejam na Casa de Deus um lugar agradável para se estar e fazer amizades verdadeiras. A seguir, vamos indicar algumas ações que podem ser feitas para provocar uma aproximação com esse público.
A aproximação da igreja com os jovens depende, essencialmente, de saber se comunicar com esse público. Perceba que os filmes direcionam as suas abordagens para atraí-los, os arranjos e estilos musicais também são moldados ao gosto deles. A igreja, da mesma forma, precisa, à sua maneira, alcançá-los por meio de algumas estratégias. Então, confira ações que podem ser realizadas!
Grande parte das igrejas tem o hábito de realizar retiros, encontros e cultos com estudo da palavra e muita pregação. Sem dúvida a pregação é fundamental e muito importante para o crescimento espiritual, mas é preciso planejar melhor o tempo de fala do pregador quando estamos nos direcionando aos jovens.
Intercalar com músicas, louvores, dinâmicas e orações, diluindo a pregação em vários pequenos blocos de estudo, é o melhor caminho. Em caso de retiros, nada de colocar todo mundo para fora da cama às seis da manhã! Deixá-los descansados e dispostos é a melhor escolha.
Promover a aproximação da igreja com os jovens cristãos exige que a Casa de Deus seja um lugar de vivência. O jovem precisa entender que a rotina de fé deve ser levada à sua escola, seu trabalho e seus amigos de fora do ministério. Então, fazer com que a igreja seja mais que igreja ajuda nesse desafio. E como fazer isso?
Bom, basicamente, organizando competições esportivas (como vôlei e futebol), gincanas, ações de solidariedade (que, inclusive, servem como gesto concreto de fé), noites de pizza, churrasco de domingo ou um dia de música. Assim, o jovem se diverte com programas que ele gosta e tudo dentro de um ambiente de fé. E o mais importante: com as melhores companhias.
É época de vestibular ou Enem? Que tal trazer um especialista para falar sobre planejamento de carreira? Percebe muitos jovens com problemas na família ou mesmo psicológicos? Que tal trazer um profissional para conversar com esse público?
São iniciativas que, além de garantirem a aproximação da igreja com os jovens, também são um bom chamariz a pessoas que não são do seu ministério. Assim, por meio desses eventos, é possível converter muita gente!
As expressões artísticas são espaços muito ricos que permitem aos jovens cristãos expressarem seus dons. Assim, a igreja pode ser um ambiente cheio de bênçãos e graças para estimular esses talentos nos jovens de uma maneira voltada à fé cristã.
Desse modo, estruturar grupos de teatro e música, por exemplo, é algo fundamental, tanto para que eles possam trabalhar esse dom quanto para que esses ministérios possam ser aproveitados nos eventos da igreja.
Inegavelmente, a tecnologia é o que mais ocupa o tempo dos jovens hoje em dia. Por isso, a igreja precisa estar lá, na palma da mão deles. E isso acontece quando a sua igreja tem um aplicativo próprio. Por meio dele, e com o suporte dessa grande variedade de eventos direcionados a esses membros, é possível acompanhar o dia a dia da igreja e ficar ainda mais participativo.
Com um aplicativo para igreja, o seu ministério pode divulgar todos os eventos e receber os pedidos de oração. Ainda é possível disponibilizar a Bíblia para motivar a leitura diária, bem como enviar mensagens edificantes que façam essas pessoas se sentirem importantes para a comunidade. É uma estratégia de acolhida e aproximação da igreja com os jovens.
Como esse público está cada vez mais conectado e informado, o aplicativo ainda permite o acompanhamento das informações bancárias da igreja. Quando a transparência é uma regra, as pessoas se sentem ainda mais tranquilas em fazer parte da comunidade. Para a igreja, o aplicativo é uma ferramenta útil na gestão dessa membresia, o que auxilia no acompanhamento da efetividade das ações planejadas.
E todos esses benefícios você pode encontrar no aplicativo Nossa Igreja, do Sistema Justus. Ele permite programar todos esses recursos em passos bem simples, sem a necessidade de um programador. Clique na imagem abaixo e entenda melhor!
Leia também: Líder de célula: 05 hábitos de sucesso para evoluir sua liderança.
< VoltarDízimo é uma questão de consciência na comunidade e é ele que financia todas as atividades. Por isso, entre tantas, ele exige duas responsabilidades do ponto de vista da gestão.
Ver CompletoInvestir em um aplicativo para igreja é um caminho sem volta para quem quer estar mais próximo dos seus membros. Não é mais questão de luxo ou exageros: é necessidade.
Ver CompletoO sucesso de um Líder de Célula existe: líderes dedicados e constantemente treinados. Mas como ser bem sucedido nessa jornada? Não, não há uma receita pronta para isso. Líderes bem sucedidos são diferentes entre si, porém em comum possuem qualificações naturais e espirituais que quando incorporadas aos seus hábitos permitem que se tornem grandes líderes. […]
Ver Completo