Nosso Blog

Aplicativo para igreja: Como isso pode aproximá-la dos membros?

Investir em um aplicativo para igreja é um caminho sem volta para quem quer estar mais próximo dos seus membros. Não é mais questão de luxo ou exageros: é necessidade. Os motivos são vários, desde a necessidade de proximidade, já que a grande maioria das pessoas usa smartphones em seu cotidiano, até a busca pela eficácia na evangelização.

Quando falamos em eficácia da evangelização, estamos nos referindo às opções de informação e entretenimento que as pessoas buscam em seus aparelhos. Por vezes, esses atrativos acabam distanciando os fiéis da vida em comunidade. Ter um aplicativo para igreja, nesse sentido, é assegurar que ali, na palma da mão, sempre haja um canal de contato direto do membro com a sua congregação.

Mas não é o membro que precisa ir até a igreja?

É verdade que Jesus diz em Lucas 9:23: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. Mas também é verdade que o próprio Cristo não ficava parado esperando que as pessoas lhe visitassem: ele caminhava de cidade em cidade indo até as pessoas para levar a Palavra.

Então, a igreja até pode motivar os seus membros a serem perseverantes na vida em comunidade e marcarem presença nos encontros semanais, porém, é preciso fazer o trabalho de chegar até essas pessoas, acolhê-las e conquistar o coração delas. Isso também é cumprir o mandamento de Jesus: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

E que forma melhor de fazer isso do que usando a tecnologia? Nesse sentido, a igreja pode e deve ocupar esses espaços! Antes, a ferramenta de nosso Senhor Jesus Cristo era o pé na estrada. Ao visitar as cidades da Judeia e da Galileia junto com os apóstolos, aproximava-se, ensinava e conversava com as pessoas sobre a boa-nova do Pai.

Essa proximidade de Jesus com as pessoas fazia toda a diferença. Foi graças a ela que foi possível converter os samaritanos (conforme João 4: 4-26), por exemplo, um povo tradicionalmente alheio aos judeus. O apóstolo Paulo também confiava na proximidade para fazer com que as pessoas conhecessem as palavras de Cristo. A sua ferramenta, além das viagens, eram as cartas.

Hoje a igreja tem em mãos facilidades que, naturalmente, não existiam naquela época. É claro que isso não significa que o desafio esteja mais fácil, muito pelo contrário! Como dissemos, as distrações são muitas e motivar as pessoas a encontrarem espaço para a igreja em suas vidas tem se tornado cada vez mais complexo.

Por isso, é papel da igreja fazer essa aproximação. E, como Jesus, ela deve ser feita indo até onde as pessoas estão.

Como um aplicativo para igreja pode ajudar?

Em primeiro lugar, um aplicativo para igreja pode motivar a leitura da Palavra de Deus. Sabemos que um bom cristão é aquele que conhece a Bíblia, mas muitas vezes os membros deixam para estudar o texto Sagrado apenas nos cultos. Alimentar o hábito de ler alguma passagem diariamente enriquece o conhecimento a respeito das vontades do Senhor, assim como mantém o fiel consciente da importância de aprender sempre mais.

E aprendizado exige vida em comunidade. Dessa maneira, o aplicativo pode centralizar informações sobre eventos que forem realizados na igreja para reforço do entendimento da Palavra e também para convívio com os irmãos. Os horários e temas dos cultos também podem ser disponibilizados neste canal, o que permite que as pessoas possam organizar sua vida de fé e participação.

Por fim, a igreja pode encaminhar mensagens que garantam a acolhida ao membro. Recebendo pensamentos e reflexões diárias, ele vai se sentir lembrado e querido, e será sempre uma experiência positiva para ele voltar à Casa do Senhor. Claro, isso depende de um cuidadoso trabalho na própria igreja para receber as pessoas, mas isso é assunto para outro artigo.

Aqui, o importante é você entender essa primeira etapa da conquista de um membro. E um aplicativo para igreja, como vimos, pode ser fundamental nessa tarefa. O Sistema Justus oferece uma solução assim: é o Nossa Igreja. Com ele, é possível fazer a gestão de células, pequenos grupos, núcleo evangelístico ou discipulado na palma da mão, otimizando todo o processo da evangelização.

Além disso, todo o acompanhamento pastoral pode ser feito por meio da ferramenta, de modo a garantir um tratamento personalizado e contínuo dos fiéis. A estes, além de receberem mais atenção e sentirem a igreja mais próxima do seu dia a dia, também há a possibilidade de acessarem recursos que os deixem mais próximos da congregação e do próprio Cristo, como pedidos de oração e informações bancárias da igreja. Futuramente, os membros poderão, inclusive, fazer suas doações e contribuições pelo app!

E você pode fazer tudo isso em três passos bem simples, sem nem mesmo precisar de um programador.

Leia Também: Líder de célula: 05 hábitos de sucesso para evoluir sua liderança.

< Voltar

Leia Também